• Joana Coelho

Trilha de Comunicação

Como aprimorar e desenvolver uma melhor comunicação dentro da organização?

O ritmo do trabalho atual também desafia a comunicação interpessoal, pois com frequência temos que trabalhar de forma conjunta com novos grupos e há uma quantidade cada vez maior de ferramentas para a comunicação.

Olhar para a qualidade da comunicação interpessoal, identificando possíveis ruídos e exercitando bases emocionais e comportamentais que estão relacionadas a esta habilidade, se torna uma demanda importante para que a empresa possa incentivar um ambiente de trabalho cada vez mais propício para lidar com os desafios do mercado.

O contexto:


A comunicação é um fator essencial para os seres humanos. Por sermos seres sociais, temos a necessidade de viver em grupos e nos relacionar com outras pessoas, e utilizamos a comunicação para nos conectar, compartilhar informações e até mesmo formar culturas. Por isso, a comunicação também tem sido uma das principais habilidades a serem trabalhadas nas organizações, visto que as relações entre os colaboradores é um importante pilar para que as atividades possam ser desenvolvidas com sucesso.

Seja dentro de sua equipe ou no relacionamento com outras áreas da empresa, uma boa comunicação é capaz de impactar positivamente a performance, liderança, colaboração e clima organizacional.


Por outro lado, o ritmo do trabalho atual também desafia a comunicação interpessoal, pois com frequência temos que trabalhar de forma conjunta com novos grupos e há uma quantidade cada vez maior de ferramentas para a comunicação. Além disso, a rapidez com a qual necessitamos desenvolver nossas atividades faz com que tenhamos um tempo cada vez menor para transmitir e receber as informações necessárias para compor uma boa dinâmica de troca entre os colaboradores. Diante disso, olhar para a qualidade da comunicação interpessoal, identificando possíveis ruídos e exercitando bases emocionais e comportamentais que estão relacionadas a esta habilidade, se torna uma demanda importante para que a empresa possa incentivar um ambiente de trabalho cada vez mais propício para lidar com os desafios do mercado.


Buscando aprimorar a comunicação entre os colaboradores e, principalmente, entre as áreas da empresa, o nosso cliente buscou as soluções oferecidas pela Nemesis para implementar uma trilha com foco em desenvolvimento de habilidades socioemocionais, aprendizado de estratégias de comunicação síncronas e assíncronas e criar novos acordos para a rotina de suas equipes, permitindo uma transformação na forma como praticavam a comunicação em seu dia a dia.


A solução:


Para o desenvolvimento de uma melhor comunicação, muitas vezes são consideradas mudanças apenas em questões relacionadas às ferramentas e sobre qual é a informação que deve ser transmitida ou qual pedido será feito.

No entanto, é importante compreender que esta habilidade envolve questões mais profundas do que os processos ou a clareza das informações. Quando estamos nos comunicando, diversos fatores implícitos impactam na forma como a informação está sendo transmitida, como nossas emoções, percepção, cultura, atenção, hábitos e até mesmo a qualidade do nosso relacionamento com a outra pessoa. Reconhecer o impacto desses fatores inconscientes na comunicação permite compreender quais são os possíveis ruídos que estão ocorrendo dentro da organização e identificar as melhores práticas para contornar as situações.

Através do conhecimento da neurociência e de tecnologias sociais, a Nemesis elaborou uma Trilha de Desenvolvimento para todos os colaboradores do nosso cliente, uma organização multinacional, combinando as seguintes soluções:

  • Pesquisa de Diagnóstico: Pesquisa desenvolvida para compreender a experiência dos colaboradores dentro da organização com relação a aspectos importantes para a comunicação interpessoal e entre as áreas.

  • Workshops: Encontros vivenciais desenhados para compartilhar conhecimento, através de métodos ativos de aprendizagem, e praticar habilidades socioemocionais através de ferramentas embasadas pela neurociência e por tecnologias sociais, como a Empatia e a Comunicação Não-Violenta.

  • Ações potencializadoras: Envio de práticas que foram implementadas na rotina dos colaboradores, visando acompanhá-los após os workshops de treinamento e incentivá-los na adesão por melhores práticas de comunicação. Essa estratégia contribui para aumentar a adesão de novas práticas de comunicação na rotina dos colaboradores e na sustentação desses comportamentos, potencializando a gestão de mudança dentro da empresa.



Os resultados:

  • A pesquisa indicou que, apesar de apresentar um ambiente com segurança psicológica e confiança, o que favorecia o trabalho colaborativo, a organização apresentava oportunidades de melhoria com relação à qualidade da empatia e o nível de atenção que era dedicada pelos colaboradores durante o exercício da comunicação interpessoal.

  • Através desse diagnóstico, foram priorizadas ações práticas que trabalham aspectos relacionados a essas duas bases comportamentais, permitindo um treinamento mais assertivo para atender as necessidades do cliente.

  • Durante o primeiro workshop, os colaboradores puderam refletir sobre as práticas de comunicação da empresa e quais ruídos eram identificados na rotina, bem como sua consequência para a performance. Essa reflexão foi capaz de trazer um impacto positivo no engajamento dos colaboradores no desenvolvimento das práticas.

  • A cada workshop, os colaboradores tiveram contato com uma nova prática de comunicação, conectando os conceitos apresentados à experiência da comunicação interpessoal na rotina.

  • As ações potencializadoras tiveram como objetivo seguir estimulando o uso das práticas ensinadas nos workshops e direcionar como elas poderiam ser implementadas como parte da rotina dos participantes, o que facilitou sua adesão e favoreceu seu aprendizado ao longo da trilha.

  • A trilha também permitiu o desenvolvimento de novos acordos entre as equipes, criando um comprometimento coletivo para aprimorar a comunicação na organização.

Quer compreender como as ações potencializadoras podem ajudar na adesão de um novo comportamento? Baixe agora o Checklist Assíncrono, material disponibilizado pela Nemesis para ajudar na comunicação através das ferramentas assíncronas. Baixe neste link e busque colocar em prática na sua rotina de trabalho!