top of page

O impacto da liderança pode ser maior do que você imagina

Saiba mais sobre a neurociência por trás das estratégias de liderança, que trazem maior equilíbrio e produtividade para o ambiente de trabalho.

Como animais sociais, as lideranças são influências importantes na nossa conduta.


O impacto negativo da liderança sobre as equipes traz prejuízos importantes para produtividade e sem dúvida não favorece em nada a retenção de talentos, a inovação e a criatividade. Essa mudança deve fazer parte da cultura da empresa, tornando o ambiente mais favorável e produtivo para todos. Então por onde começar essa mudança?

O processo de liderança é sem dúvida um dos assuntos mais relevantes e estudados, dentro e fora do ambiente de trabalho, e não é para menos, pois todos sabemos o impacto que um líder é capaz de ter na sociedade.

Como animais sociais, as lideranças são influências importantes na nossa conduta. Um bom líder deve ser capaz de influenciar positivamente seu grupo, trazendo motivação e engajamento de forma natural. Infelizmente, a ausência da liderança ou ainda, sua influência negativa, podem trazer consequências graves para as pessoas, principalmente quando olhamos para o mundo corporativo.

Um estudo realizado pelo Woohoo Inc. mostrou que a causa primordial de infelicidade no trabalho, relatada por mais de 40% dos mais de 700 colaboradores entrevistados, está associada a uma liderança ruim. Longe de ser uma novidade, como o próprio estudo aponta, eles destacam alguns comportamentos que justificam esse resultado. Mas afinal, o que faz um “chefe ruim”? Quais os erros cometidos por esses líderes, que ao invés de motivar seus colaboradores fazem justamente o contrário?

O estudo destaca alguns comportamentos que vale a pena estar de olho se você é um gestor que busca ser bom no seu trabalho! Listamos abaixo quais são eles:

  • As pessoas sentem que não podem contar com você. Você está sempre muito atarefado, não tem ideias ou interesse em contribuir com o trabalho delas.

  • Você não está sendo capaz de alinhar de maneira satisfatória aspectos da visão e da estratégia da organização ou da sua área.

  • Você não faz questão de criar um ambiente positivo e/ou não investe nos relacionamentos de trabalho, sendo rude, desrespeitoso ou mesmo ignorando seus colaboradores.

Se identificou com algum desses comportamentos? Seu chefe age assim? Então está na hora de mudar! O impacto negativo da liderança sobre as equipes traz prejuízos importantes para produtividade e sem dúvida não favorece em nada a retenção de talentos, a inovação e a criatividade! Essa mudança deve fazer parte da cultura da empresa, tornando o ambiente mais favorável e produtivo para todos. Então por onde começar essa mudança?


Dicas valiosas da Nemesis:

  • Antes de mais nada, entenda que felicidade é um indicador estratégico para você como líder! Seja feliz e preocupe-se em fazer com que sua equipe seja feliz. Emoções são capazes de projetar as pessoas através dos aspectos motivacionais, tornando-as mais engajadas, pró-ativas e favorecendo os resultados.

  • Preste atenção e escute seus colaboradores! Esteja atento às críticas e tenha uma postura ativa frente ao que acontece sob sua responsabilidade. As pessoas querem e devem sentir que há uma troca com seus gestores, afinal, somos animais sociais e ninguém gosta de ser ignorado.

  • Promova a troca de informações e o convívio entre os colaboradores para criar um ambiente positivo. Seja você mesmo alguém interessado e engajado na equipe e lidere pelo exemplo!

  • Por último, esteja atento e não favoreça os comportamentos negativos descritos acima, assim você contribui para mudança da cultura da sua organização de maneira positiva.

Liderar não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, conhecimento e um olhar atento é possível mudar e ver os resultados no seu dia a dia.

Acompanhe a gente para aprenda mais sobre a neurociência por trás das estratégias de liderança que trazem maior equilíbrio e produtividade para o ambiente de trabalho.

Um abraço e até o próximo post 😉


bottom of page