top of page

O papel estratégico do RH na era da transparência

Saiba como a neurociência organizacional pode ajudar a tornar o RH da empresa mais estratégico

Com maior potencial competitivo residente na identificação e na gestão eficiente das pessoas, o papel do RH se mostrou fundamental para o sucesso das organizações


A questão é que ainda são poucas as empresas que já compreenderam que este movimento deve ser gerado de dentro para fora. E é exatamente aí que entra o papel estratégico do RH. Os valores da empresa não poderão ser transmitidos verdadeiramente ao seu cliente/consumidor, se tais valores não forem vividos fielmente dentro das organizações.

Recentemente me perguntaram como eu vejo a questão do RH se tornando uma área estratégica dentro das organizações e hoje quis escrever um pouco mais sobre como nós vemos este movimento aqui na Nemesis.

À medida que as empresas perceberam que o seu maior potencial competitivo reside na identificação e gestão eficiente das pessoas, o papel do RH se mostrou fundamental para o sucesso das organizações. Ajudar a empresa a melhorar seus processos de gestão, atração de talentos, desenvolvimento de lideranças, criação e manutenção de cultura, são apenas algumas das atribuições dessa área que passou a receber maior foco e priorização.


As empresas que saíram na frente nessa mudança de posicionamento do RH, já começaram a colher os frutos positivos. Somado a isso, tem o tão falado desafio da Transformação Digital. Mais uma vez, a importância do RH é latente, sendo essencial para mobilizar os recursos necessários para que esse processo ocorra de forma satisfatória. Nesse caso, estamos falando de garantir o engajamento da equipe no processo de mudança, as boas práticas e a identificação das habilidades profissionais que serão importantes para que a organização alcance seus objetivos estratégicos. E é claro, não podemos deixar de mencionar o amparo aos colaboradores nesse processo, para que isso seja um movimento fluido e frutífero para a organização como um todo.

Mas quero discutir um segundo ponto muito importante, e tem a ver com a união entre a área de RH e o Marketing/Vendas. Vivemos o momento do Marketing 4.0, das ações 360° e, principalmente, da valorização do movimento de Transparência. Os valores das empresas e suas respectivas marcas devem literalmente transparecer em todas as suas ações para garantir a força necessária capaz de trazer potencial competitivo no mercado e, em última instância, obter a tão sonhada fidelidade do cliente.

A questão é que ainda são poucas as empresas que já compreenderam que este movimento deve ser gerado de dentro para fora. E é exatamente aí que entra o papel estratégico do RH. Os valores da empresa não poderão ser transmitidos verdadeiramente ao seu cliente/consumidor, se tais valores não forem vividos fielmente dentro das organizações. Cada membro de uma organização é representante desta marca e suas impressões, críticas e elogios precisam ser vistas com relevância. Quando se multiplica isso pelo total de colaboradores, pode-se imaginar o impacto que tem no sucesso (ou fracasso) da empresa.

Mais do que nunca, as estratégias de RH devem ser direcionadas de forma a otimizarmos o engajamento e vínculo dos colaboradores com os valores da empresa. É preciso que a equipe se sinta parte importante da empresa e compreenda o seu papel dentro da organização. Apenas a vivência cotidiana desses valores pode fazer com que cada colaborador se torne um embaixador da marca, alinhando as estratégias de endomarketing às representações de conceitos, produtos e demais estratégias de marketing que são realizadas “para fora” da empresa. Assim, conseguimos de ponta a ponta, fazer com que os aspectos associados ao propósito de uma organização e seus valores, sejam exercitados pelo RH, estimulados pelo endomarketing e comunicados pelo marketing para o cliente final. Em conjunto, esse trabalho integrado e verdadeiramente estratégico será capaz de comunicar de forma transparente os diferenciais da empresa, e ao final, o resultado será uma maior identificação e fidelização dos clientes.

Aqui na Nemesis, além de utilizarmos a Neurociência para ajudar no diagnóstico e identificação de seus valores mais profundos, auxiliamos na criação de estratégias que ajudam nossos clientes a implementarem ações mais efetivas, que visam aumentar o engajamento e o envolvimento da equipe com o propósito e os objetivos da empresa. Uma atenção especial deve ser dada ao preparo das lideranças e dos influenciadores da organização, já que estes serão fundamentais para o sucesso da disseminação da cultura e dos reais valores da empresa.

Quer saber mais como podemos te ajudar a tornar o seu RH mais estratégico? Entre em contato com a gente!


Um abraço e até o próximo post 😉


bottom of page