top of page

3 razões para você evitar o Multitasking

Caso esteja "faltando tempo" talvez seja a hora de decidir pelo o quê priorizar.

Quais responsabilidades devemos realmente assumir e como gerir o tempo que temos?

Certamente você já ouviu falar sobre isso e, é até provável, que você se considere excelente em desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo.

O texto de hoje vai falar sobre um dos grandes mitos da Neurociência: o multitasking. Digitar no celular, enquanto analisa um relatório e escuta a dúvida de um dos membros da sua equipe... Quem nunca se viu em situações como essa?

A maioria de nós está constantemente sobrecarregado de atividades. O avanço da tecnologia (e não é de hoje) fez maravilhas, sem dúvida. Mas trouxe também um volume de informação e um imediatismo que exige de nós um esforço grande para lidar com todas as demandas que surgem. A consequência, é que ainda que a gente não perceba conscientemente, estamos colocando nosso cérebro para funcionar em um modo pouco produtivo. Um trabalho da Universidade de Stanford mostrou que apenas 2% das pessoas é realmente eficiente em fazer mais de uma tarefa em paralelo. Para a maioria de nós, o multitasking é apenas um mito.

E agora você pode estar se perguntando, mas por que exatamente “fazer várias coisas ao mesmo tempo” ou praticar o multistasking é nocivo para nosso cérebro e produtividade? Aqui estão 3, das muitas razões para você evitar isso na sua rotina de trabalho (e pessoal):

1. Desperdiça tempo

Ao tentar se concentrar “ao mesmo tempo” em mais de uma atividade, normalmente acreditando que você conseguirá entregar mais em menos tempo, você na verdade desperdiça tempo! Por que isso ocorre? Nosso processamento atencional só consegue dar conta de uma atividade por vez. Apesar de parecer que estamos realizando diferentes tarefas em paralelo, o que ocorre na verdade é um fenômeno conhecido como switch atencional. Trocamos o foco da nossa atenção de uma atividade para a outra, de forma bastante rápida, e por isso temos a falsa sensação de que estamos fazendo duas coisas ou mais, simultaneamente. Mas essa troca de foco tem um custo para o nosso cérebro. Precisamos de um tempo para nos concentrarmos em uma atividade e nos tornarmos produtivos nela, e, ao trocar da tarefa A para a B, “perdemos” esse precioso tempo para nos engajar a cada vez.

2. Aumenta o número de erros cometidos

Dado que nosso foco atencional só consegue estar direcionado para uma coisa de cada vez, quando tentamos fazer várias coisas, aumentamos a quantidade de informações que passam despercebidas. A atenção funciona como um filtro seletivo, que escolhe quais informações internas e externas serão processadas pelo cérebro com prioridade. Ao estar focado em uma tarefa, ignoramos muitos aspectos do nosso ambiente ao redor, para que aquela informação seja processada com riqueza de detalhes. Aquilo que ignoramos, passa como se não existisse. Quando praticamos o multitasking, frequentemente aumentamos e muito os erros cometidos, o que na prática, leva a muito retrabalho e mais perda de tempo. Pesquisas sugerem que os erros podem aumentar em até 20% quando praticamos o multitasking.

3. Aumenta a carga de estresse

Estudos mostram que a prática do multitasking pode aumentar de forma significativa a percepção de estresse dos indivíduos. No ambiente de trabalho, no qual o estresse já faz parte da rotina, evitar práticas que aumentem ainda mais esse fenômeno pode impactar diretamente a saúde e qualidade de vida dos colaboradores. Estudos sugerem que o multitasking pode levar a produção de hormônios e outros neuroimunomoduladores que afetam diretamente nossa saúde, como o hormônio Cortisol, por exemplo.

Sendo assim, as organizações precisam construir uma cultura e incentivar seus gestores a trabalhar de forma a favorecer a capacidade de entrega de seus colaboradores. O multitasking não pode ser visto como uma habilidade desejada, mas sim como uma prática que vai contra o que a ciência vem mostrando nos últimos anos. De fato, o que as pesquisas sugerem é que o multitasking pode gerar uma perda de produtividade de aproximadamente 40%.

E na sua empresa, como anda a produtividade da equipe? Fale com a gente para saber mais sobre como a Neurociência pode ajudar a construir um ambiente de trabalho mais eficiente.

Um abraço e até o próximo post ;)

bottom of page