top of page

Trilha de desenvolvimento de lideranças

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Sabemos que bons líderes são essenciais para o sucesso e longevidade de uma empresa, visto que impactam diretamente no comportamento, performance e saúde de suas equipes.


O desenvolvimento das lideranças é um dos principais focos de investimento das empresas, e as chamadas soft skills (habilidades comportamentais e socioemocionais), vem sendo cada vez mais valorizadas como competências essenciais para o exercício eficiente da liderança.

Pensando nisso, um de nossos clientes estava em busca de metodologias inovadoras e com aplicações da Neurociência para desenvolver suas lideranças, investindo naqueles profissionais com potencial de assumir posições de média e alta liderança em curto ou médio prazo.


A solução:


Em conjunto, desenhamos uma trilha de aceleração, com foco no aprendizado de habilidades, como: empatia, gestão do estresse, liderança, motivação de equipes e gestão da mudança. Os conceitos embasados pela neurociência comportamental foram transmitidos de forma dinâmica e vivencial, ao longo de um ciclo de desenvolvimento com 8 meses de duração, que contou com diferentes iniciativas:


1. Assessment individual de cada líder, com métricas objetivas a respeito de suas soft skills e estratégias de liderança, que contribuíram para um maior autoconhecimento, identificando pontos fortes e oportunidades de aprimoramento;

2. Workshops vivenciais, com teoria, aplicação do conhecimento, desafios e troca de experiências entre os participantes;

3. Criação de Plano de ação individual, com foco nos aprendizados e com ações objetivas que transformam teoria em estratégias reais a serem inseridas na rotina do líder com suas equipes;

4. Acompanhamento dos líderes através de mentorias e pesquisas de monitoramento de indicadores objetivos, que contribuem para o engajamento dos participantes e análise do impacto real da trilha.

Os resultados:


70 líderes fizeram parte da trilha de desenvolvimento.

  • 77% dos líderes conseguiram incorporar novas práticas de liderança e gestão emocional em sua rotina;

  • 76% observaram melhora no relacionamento e comunicação com seus liderados diretos, enquanto 90% notaram melhora na sua produtividade;

  • 63% dos colaboradores liderados pelos participantes da trilha perceberam melhora no relacionamento e comunicação com o seu gestor ou gestora;

  • 82% dos líderes apresentaram um engajamento satisfatório na trilha de desenvolvimento, ou seja, participaram ativamente das diferentes etapas do projeto;

  • 64% dos líderes conseguiram aprimorar ou manter o bom desempenho nos indicadores que refletem suas habilidades de liderança e soft skills.


Depoimento dos participantes:

“Todo o conhecimento obtido, será aproveitado durante toda a minha vida profissional!”

“Programas baseados nesta metodologia auxiliam muito no autoconhecimento e adoção de técnicas de melhoria de performance e relacionamento.”

“Maravilhoso trabalho, embasado, que gerou várias reflexões e vem estimulando esta transformação do profissional e também da pessoa. Com resultados práticos no dia a dia organizacional e pessoal.”

“A partir dos conceitos e orientações práticas pude experimentar em minha rotina ações que causam impacto positivo em mim e na minha equipe. Me sinto mais segura em seguir com algumas ações a partir do estímulo vindo deste treinamento.”

bottom of page