top of page

Por que a Neurociência pode ajudar as organizações?

A neurociência organizacional permite um entendimento mais profundo e completo das pessoas, facilitando a criação de estratégias de liderança e convivência mais produtivas.

Muitos dados mostram a importância de se ter um time que trabalha feliz e engajado para o sucesso de uma empresa.

As organizações investem pesado em tecnologia para ganhar velocidade, escalabilidade e produtividade. Mas não seria igualmente importante manter as organizações atualizadas e com estratégias modernas em relação à gestão e engajamento de seus colaboradores?

Para que uma empresa possa prosperar e ter sucesso é necessário acompanhar as tendências e avanços dos mais diversos setores. As organizações investem pesado em equipamentos de última geração, sistemas operacionais e automação de diferentes processos com o objetivo de ganhar velocidade, escalabilidade e produtividade. No entanto, quando o assunto é gestão e valorização do capital humano (principal recurso da empresa) ainda observamos metodologias, crenças e processos ineficientes, muitas vezes ultrapassados. Mas não seria igualmente importante manter

as organizações atualizadas e com estratégias modernas em relação à gestão e engajamento de seus colaboradores?


Muitos dados mostram a importância de se ter um time que trabalha feliz e engajado para o sucesso de uma empresa. Por exemplo, sabe-se que um colaborador desmotivado perde em média 14 dias por ano com o chamado “presenteísmo” (ele está presente fisicamente no trabalho, mas não desempenha bem suas atividades).

No Brasil, esta baixa produtividade pode custar em média 42 bilhões de dólares ao ano (Towers Watson). É a chamada crise do desengajamento, que vem atormentando muitas organizações e cujo resultado é alto turnover, perda de talentos e baixa produtividade. Em um cenário de crise como o nosso, esse conjunto de ingredientes é perigoso e representa uma real ameaça para a saúde das organizações. A grande pergunta é, como modernizar a gestão dos recursos humanos da sua empresa e manter o alto astral da sua equipe?

Sim, sabemos que lidar com pessoas talvez seja a tarefa mais árdua e complexa da vida profissional (e também da vida pessoal), mas hoje já existe muito conhecimento que pode tornar este desafio mais fácil. A neurociência surge como um novo caminho e traz uma série de evidências científicas e aprendizados sobre o que realmente motiva as pessoas, quais fatores influenciam suas atitudes e decisões e também, nosso comportamento quando estamos dentro de um grupo.

Sem dúvida este conhecimento permite um entendimento mais profundo e completo das pessoas, facilitando gestores, líderes e colaboradores a criarem estratégias de liderança e convivência mais produtivas.

A partir de um olhar mais objetivo sobre aspectos básicos do funcionamento do nosso cérebro podemos compreender nosso comportamento e, a partir disso, criar maneiras mais eficientes de modifica-lo, se ou quando necessário. Até nosso processo de aprendizagem, organização da rotina de trabalho e relacionamento com a equipe, ou mesmo com o cliente, pode se beneficiar e muito de uma dose deste conhecimento que sem dúvida chegou para ficar!

Quer saber mais sobre como a neurociência organizacional pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso? Continua seguindo a gente por aqui!

Até o próximo post :)



bottom of page