A Liderança como peça chave do Propósito Organizacional


A pouco tempo falamos a respeito da importância do propósito genuíno para o sucesso das organizações. O propósito é capaz de atrair e reter os melhores talentos, aumentar o engajamento da equipe, sua produtividade e até mesmo favorecer a relação com o consumidor final! É a partir deste movimento que conseguimos potencializar a famosa “comunicação de dentro para fora”. Mas para este processo dar certo, existe uma peça que é fundamental: a liderança. Vivemos a era da autenticidade e cada vez mais valoriza-se uma relação de transparência, seja falando de marcas, ou falando de pessoas. É importante lembrar que por trás de uma empresa, temos grupos de pessoas, que podem estar ou não engajadas e alinhadas com aquilo que a organização busca. Neste contexto, a força exercida pela liderança será determinante para que a organização atinja seus resultados.

Pensando nisso, existem duas atitudes fundamentais que devem ser exercidas pelos líderes, a fim de engajar suas equipes em torno dos objetivos e propósito da empresa: (1) ser autêntico e (2) acreditar verdadeiramente naquilo que faz. Juntos esses pontos são capazes de dar ao líder a força que precisa para conduzir uma equipe através das intempéries, em busca do sucesso (para todos os envolvidos, claro). Vamos falar um pouco sobre cada um desses pontos.

Primeiro, por que autenticidade? Ser autêntico no âmbito da liderança é mais do que ser diferente de tudo e todos. Estamos falando de transparência, do líder ser capaz de se mostrar uma pessoa como outra qualquer. A cultura vigente exige dos líderes a perfeição. Espera-se que ao se tornar um líder esta pessoa tenha todas as respostas, tenha sempre razão, seja sempre forte, etc. Acontece que esta é uma meta impossível. Ao se esforçar demais para ser perfeito, o líder acaba criando um distanciamento emocional da sua própria equipe. Ao tentar esconder suas dúvidas e anseios, o líder acaba passando uma comunicação verbal e não verbal assimétricas e isso faz com que o nível de confiança da sua equipe caia. Hoje já se sabe que ser transparente é um ponto a favor da liderança. Ao admitir que precisa de ajuda ou que eventualmente se equivocou, o líder mostra humanidade, e isso é algo com que todos podemos nos relacionar. Afinal de contas, como diz o ditado, errar é humano.

E por que é importante acreditar verdadeiramente no que faz? Bom, a base emocional é a mesma. Quando acreditamos naquilo que fazemos, nossa comunicação é sinérgica. Aspectos verbais e não verbais concordam, dando força àquilo que é dito. Por outro lado, quando somos obrigados a direcionar a equipe para uma atividade ou trabalho que nós mesmos não acreditamos, novamente aqui ocorre uma assimetria entre a comunicação verbal e não verbal, gerando uma comunicação fraca ou até mesmo trazendo insegurança para equipe. Isso também enfraquece a confiança do time. Além disso, neste caso também fica mais fácil vivermos na prática o que é falado. Isso ajuda a famosa “liderança pelo exemplo”, que tem um tremendo impacto sobre o comportamento de uma equipe.

Em resumo, estas duas atitudes conferem ao líder uma habilidade ímpar de comunicação com sua equipe. E isso importa, pois hoje sabemos que o cérebro humano possui habilidades bastante refinadas para identificar sutilezas na interação entre as pessoas, fazendo uma leitura bastante sensível daqueles aspectos que não estão sendo ditos, mas que estão presentes nos gestos, tom de voz, expressões faciais e até mesmo no olhar. E é esta sinergia entre verbal e não verbal (ou a falta dela) que criará uma atmosfera de insegurança ou de confiança. Sabemos que a Confiança é uma das principais bases emocionais que um líder deve trabalhar, fazendo com que sua equipe possa usufruir de um ambiente que favorece a produtividade, a comunicação, criatividade e inovação. Em última instância, um ambiente de confiança é favorável inclusive para saúde das pessoas, reduzindo perdas associadas ao presenteísmo e absenteísmo.

E por aí, como será que anda a sua liderança? Está conseguindo ser autêntico? Como ajudar a sua empresa a ter um propósito claro no qual todos acreditem?

Continue seguindo a gente por aqui para saber mais sobre como a Neurociência pode favorecer as estratégias de liderança!

Um abraço e até o próximo post =)

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.