Para ser mais produtivo, fique atento às suas atividades fora do trabalho!


Você já parou para pensar que suas atividades fora do trabalho podem impactar significativamente sua produtividade? É comum dividirmos a nossa vida pessoal e profissional como se fossem dois mundos separados, mas o que um número cada vez maior de pesquisas vem mostrando é que a linha que separa esses dois universos é bastante tênue.

Recentemente um estudo publicado na revista científica Journal of Applied Psychology mostrou como as atividades realizadas na noite anterior impactam diretamente a disposição e proatividade das pessoas no trabalho no dia seguinte. A pesquisa foi conduzida na China, com mais de 180 profissionais que preencheram uma espécie de diário por 10 dias consecutivos, no qual relatavam suas atividades, experiências e percepções em relação ao trabalho durante este período.

No estudo, a disposição e comportamento proativo dos indivíduos é entendido como uma maior predisposição para tomar decisões, assumir o controle e promover mudanças no ambiente de trabalho. Tais atitudes estão diretamente relacionadas a uma maior produtividade do indivíduo e são favoráveis para o desempenho da empresa.

Os resultados da pesquisa revelaram que aqueles que praticavam algum hobby durante a noite, especialmente aqueles que envolvem algum tipo de maestria ou desenvolvimento próprio, tais como esportes, leitura e estudo, amanheciam mais dispostos e com maior afeto positivo, aspectos que aumentavam sua proatividade em relação ao trabalho. Por outro lado, aborrecimentos, excesso de tarefas domésticas e permanecer realizando atividades do trabalho na noite anterior geravam um menor afeto positivo e disposição na manhã seguinte, prejudicando a proatividade no trabalho.

Outro resultado interessante da pesquisa foi o aumento do afeto positivo na manhã seguinte para aqueles que praticavam atividades que favorecem o relaxamento durante a noite anterior. Apesar do estudo não ter encontrado relação entre o relaxamento e a proatividade no dia seguinte, os resultados sugerem que ter uma noite mais tranquila e relaxante pode contribuir para um aumento do bem-estar, tornando o indivíduo mais calmo e resiliente para enfrentar os desafios do dia seguinte.

Sabemos que a rotina de trabalho pode ser muitas vezes exaustiva e com uma alta dose de estresse. Nessas condições o cérebro e o corpo de maneira geral ficam sobrecarregados, dificultando processos importantes como tomada de decisão, memória, criatividade e até mesmo nossa capacidade de relacionamento interpessoal. Isso ocorre por que áreas importantes do cérebro, responsáveis por esses processos, ficam com o funcionamento prejudicado quando submetidas a uma carga excessiva de estresse.

Por este motivo, para conseguirmos driblar estes aspectos negativos, precisamos ter espaço para a prática de atividades que equilibrem esta balança, incluindo diariamente hobbies, exercícios e atividades de relaxamento que permitam a ativação de processos cerebrais e a produção de hormônios e outras substâncias benéficas ao organismos. Em conjunto, estes fenômenos irão proporcionar maior qualidade de vida e produtividade.

Aqui no blog sempre trazemos reflexões importantes a respeito do comportamento humano, com o objetivo de ajudar organizações, gestores e profissionais a buscarem estratégias e hábitos mais eficientes para a rotina de trabalho. Quando entendemos que nossa capacidade de entrega é produto do equilíbrio e do bom funcionamento do nosso cérebro, ficamos mais atentos e evitamos práticas que a longo prazo acabam reduzindo nossas chances de sucesso.

Quer saber mais sobre comportamento humano, neurociência e produtividade? Continue seguindo a gente por aqui ou nos envie uma mensagem =)

Um abraço e até o próximo post!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.