Quer ser mais produtivo e viver mais? Tire férias!


O ano mal começou e para alguns de nós a sensação é de que mal piscamos os olhos e já estamos a mil por hora novamente focados no trabalho. Entretanto, para muitos, o início do ano costuma ser um momento oportuno para tirar as tão sonhadas e desejadas férias! O período é favorável para conciliar a agenda das famílias, e por isso mesmo, é comum perceber que muitos dos nossos contatos estão um pouco ausentes neste momento. Curiosamente, mesmo estando de férias, somos capazes de manter contato com nossos colegas e parceiros de trabalho durante este período. Isso acontece independente de quem está de férias, nós ou os outros. A verdade é que mesmo de férias, sempre achamos uma forma de dar uma olhadinha nos e-mails, atender os clientes mais importantes, abrir uma pequena exceção para resolver aquele probleminha que surgiu no projeto, etc. Entre olhares críticos dos familiares que já não aguentam mais te ver no celular, a verdade é que nos dias de hoje é extremamente difícil estar verdadeiramente de férias.

Quando foi a última vez que você sentiu que “perdeu a noção do tempo”? Que ficou mais de três dias sem olhar os e-mails ou mesmo responder às mensagens de texto da equipe? Quando foi a última vez que sua viagem não foi interrompida por um telefonema de trabalho? Que parou para apreciar o que acontecia ao seu redor, sem ter aquele pensamento constante em tudo o que precisava ser feito, ou pior, que poderia ficar mal feito na sua ausência? Quanta ansiedade!

Sabemos que a tecnologia contribui (e muito) para tudo isso, afinal, o quão fácil se tornou trabalhar em qualquer lugar, não é mesmo? Mas não podemos responsabilizar apenas a tecnologia, pois tudo isso é fruto também de uma nova cultura. Vivemos um momento de transição importante, porém, por muito tempo acreditou-se que um bom profissional deveria ser altamente conectado, viver dedicado ao trabalho. Infelizmente, esse modelo causa uma alta resposta de estresse nas pessoas e, por isso, não é sustentável. Conforme os estudos avançam, vemos que ter um tempo para cuidar de si é fundamental. Aliás, não apenas contribui para a sua produtividade e qualidade de vida, mas é determinante para sua sobrevida!

Recentemente, um estudo feito com 1.222 executivos mostrou que tirar períodos de férias mais curtos está associado com uma maior taxa de mortalidade. O que eles perceberam foi que os executivos que costumavam tirar 3 semanas ou menos de férias ao longo do ano tiveram uma chance 37% maior de morrer. Esse grupo apresentava um estilo de vida mais intenso, com uma maior carga horária de trabalho e menor tempo de sono. Vale ressaltar que tal resultado não era influenciado pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis por parte desses executivos, mostrando que uma pausa (real) do trabalho é fundamental para que se possa relaxar e combater de maneira mais eficiente os efeitos negativos do estresse.

É importante destacar aqui que o estudo foi feito com homens que apresentavam ao menos um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como tabagismo, pressão alta, colesterol alto, triglicerídeos elevados, intolerância à glicose e sobrepeso. Ainda assim, os resultados do estudo são relevantes, já que muitos desses fatores são comuns de serem identificados no ambiente corporativo.

Mesmo se tratando de um direito dos profissionais, a pressão e a cultura local podem impedir que as pessoas façam uma pausa. Muitas vezes, optar por um período mais prolongado de férias pode ser entendido como desinteresse, falta de comprometimento e/ou engajamento por parte do colaborador. Além disso, muitos temem que durante sua ausência sejam considerados obsoletos, ou mesmo, sofrem com a ameaça de que alguém possa fazer um trabalho melhor na sua ausência.

Em conjunto esses fatores tornam ainda mais difícil a mudança de cultura que precisamos ter em busca de um modelo mais saudável e produtivo dentro do ambiente de trabalho.

Diversas empresas já estão atentas à necessidade de reduzir o estresse e cuidar da saúde de sua equipe em busca de melhores resultados. É cada vez mais comum o investimento em programas que visem a redução do estresse e aumento do bem estar dos colaboradores, e as férias não devem ficar para depois! Por isso aproveite para descansar e retornar ao trabalho 100% renovado!

Um ótimo 2019 =)

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.