Para uma equipe de alta performance, invista na Confiança!


Já imaginou trabalhar em um ambiente onde as pessoas constantemente se sentem inseguras, desconfiadas ou até ameaçadas? Possivelmente, você mesmo já viveu uma experiência como essa ou conhece alguém que já passou por isso ao longo da carreira.

Com toda certeza, empresas que deixam este cenário ser parte da sua rotina, perdem muito em termos de performance e competitividade. A falta de confiança entre membros de uma equipe é um ingrediente extremamente tóxico para o clima e cultura de uma organização. Ela leva a uma alta rotatividade dos colaboradores, que não conseguem se sentir parte do time e preferem buscar novas oportunidades, atrapalhando na retenção de talentos. Também induz a uma baixa colaboração e integração da equipe, diminuindo a eficiência do time para solucionar problemas. Aumenta a taxa de erros e até mesmo acidentes de trabalho, por falha de comunicação. Não precisa nem dizer, que todos esses fatores diminuem e muito a capacidade de entrega da empresa, certo?

No site do Our World in Data é possível visualizar uma pesquisa muito interessante realizada com dados do ano de 2014 que apontam uma relação importante e consistente entre a confiança da população em seus conterrâneos e variáveis de desfecho econômico e social. A pesquisa indica que os países com maior Índice de Confiança entre os membros de sua população são aqueles com maior PIB per capita, e ainda, menor desigualdade social. Países como Noruega, Finlândia e Suécia apresentam um Índice de Confiança em torno de 60%, enquanto Brasil, Colômbia e Equador de apenas 10%. A confiança se mostra altamente correlacionada com a prosperidade e desenvolvimento dos países estudados.

Trazendo para o mundo corporativo, o que as pesquisas mostram é que colaboradores de empresas com alto índice de confiança relatam 74% menos estresse, 106% mais energia para se dedicar ao trabalho, 50% mais produtividade, 13% menos dias afastados por problemas de saúde, 76% mais engajamento, 29% mais satisfação com suas vidas e 40% menos Burnout. Estes dados são oriundos de pesquisas conduzidas nos Estados Unidos pelo renomado pesquisador e neurocientista Paul Zak e podem ser vistos em seu livro intitulado Trust Factor.

Mas por que a confiança é um fator tão importante para a performance de uma equipe? Na verdade, a confiança é a base para o sucesso de qualquer relacionamento, sejam amizades, casamentos e até as relações de trabalho. Os estudos em neurociência mostram que durante interações que despertam confiança, o cérebro das pessoas é irrigado com grandes quantidades do hormônio conhecido como Ocitocina. Este hormônio aumenta nosso espírito colaborativo e pró-atividade para ajudar o próximo, tornando a interação entre as pessoas no ambiente de trabalho mais agradável e produtiva. A ocitocina também reforça a criação dos vínculos afetivos entre as pessoas, aumentando a sensação de pertencimento do colaborador dentro da equipe. Uma maior confiança também contribui para um time mais forte e resiliente, capaz de lidar melhor com o estresse e os desafios da rotina de trabalho. Isso porque a Ocitocina também é conhecida por reduzir significativamente a resposta de estresse, contribuindo para uma maior saúde física e mental do colaborador. E como se todos esses benefícios já não fossem suficientes, a ocitocina também aumenta nossa capacidade de ter Empatia, habilidade fundamental para uma boa comunicação e importante para uma liderança eficiente.

Bem, isso explica muito sobre porque a confiança é tão importante para a prosperidade de um grupo, não é mesmo? Sendo assim, a confiança do seu time deve ser um tema de grande relevância na sua lista de prioridades, pois uma cultura forte neste quesito contribui para o sucesso da organização e traz enormes benefícios para o colaborador. Já parou para pensar como anda o nível de confiança da sua equipe? A Neurociência pode te ajudar a entender os fatores que estão contribuindo e aqueles que estão dificultando a construção de um ambiente de confiança e colaboração na sua empresa.

Quer saber mais sobre este tema? Continue seguindo a gente ou entre em contato conosco!

Um abraço e até o próximo post =)

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.