Fazer menos para atingir mais! A importância do break para manter sua produtividade no trabalho.


Sabe aqueles dias em que você está com a cabeça tão cheia que não consegue fazer nada direito? Pois é. Desde uma simples dificuldade para se concentrar nas tarefas do dia a dia, até uma total incapacidade de se comunicar com os colegas – o que normalmente gera atritos e estresse no ambiente de trabalho – todos nós já vivemos esta sensação de que nosso cérebro havia chegado ao limite!

São diversos os fatores que fazem com que a gente fique desse jeito, como o excesso de compromissos, deadlines apertados e a sobrecarga de trabalho. Mas hoje vamos falar da solução e não dos inúmeros problemas que contribuem para chegarmos a este quadro! Se o cérebro parece que não funciona mais, como retomar sua produtividade, capacidade criativa e a tranquilidade necessária para o bom convívio em equipe? Para isso, precisamos resgatar o “equilíbrio mental”.

Como todo sistema biológico, o nosso sistema nervoso também funciona melhor quando está em equilíbrio, e uma atividade fundamental para que isso aconteça é ter momentos para não fazer nada! É isso mesmo, você não leu errado não! Nosso cérebro precisa de momentos em “off”, momentos nos quais conseguimos nos desligar de tudo e deixamos nosso cérebro “descansar “. É o chamado ócio criativo, fundamental para que possamos ter novas ideias. Aposto que você alguma vez na vida já deve ter tido ótimas ideias enquanto caminhava ou tomava aquele banho relaxante, acertei?

Deixa eu te explicar melhor o que acontece. Quando estamos “sem fazer nada”, o cérebro (que nunca desliga de verdade) ativa uma rede chamada Default Mode Network – DMN. Essa rede inclui diversas áreas do cérebro consideradas importantes para os processos de autoconhecimento, controle emocional, compreensão do outro (fundamental para as relações sociais), decisões morais, criatividade e abertura a novas ideias. Quando estamos muito atarefados ou sobrecarregados, essa rede é suprimida no cérebro, reduzindo a nossa criatividade, nosso equilíbrio emocional e nossa capacidade de julgamento, fatores fundamentais para atravessarmos períodos de crise (como o que estamos vivendo hoje) e para manutenção das funções cognitivas. Por isso, hoje mais do que nunca é fundamental aprendermos a dar um tempo, criar momentos de descompressão, de relaxamento, para que o seu cérebro possa ativar novamente a rede DMN e você mantenha todas essas capacidades afiadas para enfrentar os desafios da sua rotina.

Importante destacar que diversos estudos já mostraram que esse equilíbrio e a ativação da rede DMN é fundamental para o exercício da liderança. Comumente vemos dicas de grandes gestores a respeito de práticas de relaxamento, como o Mindfulness que já falamos aqui, e a disciplina de ter momentos nos quais eles literalmente se desligam de tudo em prol de manter seus cérebros equilibrados ao longo do dia.

E você, acha que pode trazer essa prática para a sua rotina e também para o dia a dia da sua equipe? Tire de 2 a 3 intervalos de 5 minutos todos os dias e deixe sua cabeça vazia! Não pense em nada, não faça nada e apenas relaxe um pouco. Estimule o seu time a fazer pausas frequentes ao longo do dia. Você verá os benefícios que esse pequeno momento em off pode trazer!

Continue seguindo a Nêmesis e fique por dentro dos aprendizados da Neurociência para o ambiente corporativo!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.