Qual a importância do seu trabalho?


Muitas pessoas acordam todos os dias pela manhã, se arrumam e saem para seus trabalhos sem saber exatamente a resposta para esta pergunta. Qual a contribuição do meu trabalho para a organização? Onde exatamente o meu trabalho tem impacto no crescimento e capacidade de entrega da empresa?

Diversos estudos sobre motivação e engajamento no trabalho vem sendo desenvolvidos na busca por maior conhecimento sobre os fatores capazes de aumentar a motivação do colaborador dentro das empresas. Isso porque os números são assustadores. Cerca de 85% das pessoas ao redor do mundo sentem -se desmotivadas com o seu trabalho, segundo dados recentes do Instituto Gallup. E essa desmotivação tem impacto negativo para o indivíduo e para a própria organização, como já comentei no post "Por que a Neurociência pode ajudar as organizações?."

As pesquisas, e por conseqüência o entendimento mais completo sobre o comportamento humano, já trouxeram alguns aprendizados importantes. Por exemplo, dar autonomia para o colaborador e permitir uma maior diversificação de suas atividades ajudam a aumentar a motivação e engajamento, impactando positivamente na produtividade.

No entanto, existe um outro aspecto do trabalho que pode fazer total diferença na hora de motivar sua equipe: deixar clara qual a contribuição de cada um no sucesso da organização. Veja alguns exemplos de como isso pode ser colocado em prática, em diferentes áreas de atuação.

Um estudo com salva vidas mostrou que o simples fato desses profissionais conhecerem, através da leitura, histórias de pessoas que tiveram suas vidas salvas por um salva-vida, fazia com que os mesmos ficassem mais atentos durante suas horas de trabalho. Outra pesquisa realizada com profissionais responsáveis por conseguir bolsas de estudos mostrou que estes sentiam-se mais motivados e tinham melhor desempenho quando tinham contato com os estudantes que recebiam as bolsas.

Você agora deve estar pensando: ok Thaís, parece relativamente simples quando o trabalho da pessoa está diretamente relacionado ao cliente ou consumidor final. Mas como fazer isso quando esta relação é muito distante?

Um estudo realizado com profissionais responsáveis pela colheita de tomates, em uma empresa de produtos derivados do tomate, na Califórina, mostrou que uma ação simples pode fazer uma grande diferença na motivação e produtividade dos funcionários. Um grupo de profissionais foi convidado a assistir um vídeo no qual um colega da empresa falava sobre o impacto positivo do trabalho da colheita de tomates para a fábrica. Nas semanas seguintes a esta intervenção foi observado um aumento de 7% na produtividade destes trabalhadores (medido através de toneladas de tomates colhidas por hora), quando comparado ao grupo controle que não havia assistido ao vídeo.

Saber o significado do seu trabalho traz para as pessoas a sensação de pertencimento. E nós como animais sociais gostamos de pertencer e de saber que contribuímos para algo maior. Todo trabalho impacta direta ou indiretamente a entrega final da empresa, por isso pense em estratégias para deixar o seu colaborador saber qual a parte de contribuição dele! E se precisar de uma força neste processo, fale conosco!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.