Equipe que ri unida...chega mais longe!


Já foi o tempo em que o ambiente de trabalho precisava ter um clima formal. Do dress code dos colaboradores até a própria decoração dos escritórios, o que percebemos é uma tendência das organizações buscarem maior leveza e descontração em suas dependências, em busca de maior satisfação dos funcionários e, consequentemente, maior produtividade. Mas será que essa estratégia funciona?

É claro que o ambiente de trabalho precisa inspirar seriedade e responsabilidade, mas deixar os funcionários à vontade, eliminando aquele clima tenso produzido por modelos de gestão mais antigos, tem se mostrado uma estratégia bastante assertiva para as organizações, impactando positivamente seus resultados.

Acontece que a tecnologia vem estreitando as distâncias entre a vida profissional e pessoal. O tempo todo estamos conectados e resolvendo em casa assuntos profissionais e vice e versa. À medida que o trabalho invade o espaço que era inicialmente dedicado aos assuntos pessoais, vamos tendo a necessidade de ter no ambiente de trabalho um pouco dos aspectos que nos fazem sentir em casa também. Afinal, a maioria das pessoas passa mais horas do seu dia no trabalho do que na própria casa. Essa mudança de paradigma fez as empresas investirem em escritórios mais aconchegantes, com espaços dedicados ao entretenimento, relaxamento e descanso do colaborador. Tudo visando maior qualidade de vida que reflete na capacidade de entrega do funcionário. Pessoas felizes e saudáveis trabalham melhor, e as organizações mais modernas já estão atentas à isso.

Outro ponto importante é que ambientes de trabalho mais descontraídos auxiliam no controle e resiliência dos funcionários frente ao estresse, inerente aos desafios das organizações. A ciência vem mostrando que o suporte emocional oriundo das relações sociais é um dos principais antídotos para combater os males do estresse. Mas para que isso funcione é muito importante que o vínculo entre os colegas de equipe seja verdadeiro e de qualidade. E o mais interessante é que o ambiente descontraído favorece a criação e perpetuação desses vínculos.

Uma pesquisa recente mostrou que compartilhar boas gargalhadas com outras pessoas ajuda a estreitar o relacionamento entre elas. Os pesquisadores concluíram que as gargalhadas podem funcionar como uma espécie de "cola social". Quando duas pessoas riem juntas da mesma situação, é sinal que compartilham das mesmas ideias e visão de mundo, facilitando a interação e criação de um maior vínculo emocional entre elas. Além disso, um segundo estudo mostrou que rir em conjunto com outras pessoas leva a liberação de endorfinas no cérebro. Essas substâncias são conhecidas por gerarem sensações de bem-estar e relaxamento, importantes para amenizar os efeitos do estresse da rotina de trabalho. Os pesquisadores sugerem que a liberação das endorfinas durante o riso social é o principal mecanismo que permite o aumento do vínculo entre as pessoas. E você, já pensou em como tornar a cultura e o ambiente da sua empresa mais

descontraído? Continue seguindo a Nêmesis e conte conosco para enfrentar este desafio!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon

FALE COM A NÊMESIS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

FIQUE POR DENTRO

Receba em primeira mão nosso conteúdo gratuito sobre Neurociência Organizacional.

© 2017 Nêmesis. Site criado por Aksinha.