{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1672427937, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1 } } ] "test_event_code:" "TEST51179" }
top of page

Como a Neurociência Organizacional pode resolver problemas nas empresas?

Atualizado: 28 de mai.

A Neurociência Organizacional Aplicada é uma ferramenta que nos permite propor soluções práticas para melhorar a gestão de pessoas nas empresas.

Ana Carolina Souza e Thais Gameiro, neurocientistas e cofundadoras da Nemesis,
Ana Carolina Souza e Thais Gameiro, neurocientistas e cofundadoras da Nemesis Neurociência Organizacional, promovendo um workshop para lideranças in company

Seja através da formação de profissionais ou arregaçando as mangas junto com sua equipe, nós da Nemesis trabalhamos com Neurociência Organizacional Aplicada, e essa palavrinha a mais faz toda diferença!

Quando falamos em Neurociência - mesmo a Neurociência Organizacional (NO) - muitas pessoas imaginam que o nosso trabalho se assemelha ao de cientistas que passam horas e horas falando sobre teorias e modelos conceituais! 


Em outras palavras, acreditam que como consultores, nossa principal contribuição utilizando a Neurociência como referência, seria transmitir conhecimento e apontar soluções apenas teóricas. Com toda certeza, compartilhar informação de qualidade é um dos principais objetivos do nosso trabalho, pois acreditamos que o conhecimento é realmente transformador. Mas engana-se quem pensa que nosso trabalho acontece apenas no campo teórico. 


Antes de mais nada, é importante lembrar que uma das principais características da Nemesis é tornar o conteúdo de NO algo acessível e prático ao dia a dia das organizações. Um treinamento desenvolvido pelos consultores da Nemesis jamais será algo monótono e excessivamente teórico, descolado da realidade dos nossos clientes. Além disso, a Neurociência é muito mais do que o conhecimento que carregamos e compartilhamos. Para nós, a Neurociência é uma ferramenta, que através de sua aplicação permite atuarmos diretamente sobre a rotina de líderes e suas equipes promovendo verdadeiras intervenções.  


Aqui na Nemesis, consideramos dois caminhos bem diferentes na hora de atender às necessidades dos clientes. Para cada um, utilizamos um enfoque distinto da aplicação da Neurociência. Veja abaixo as principais características de cada abordagem:


Abordagem #1) Ações Preventivas


Este olhar preventivo é considerado pela nossa equipe toda vez que o cliente está planejando seus investimentos e gostaria de oferecer aos seus colaboradores novos olhares, favorecendo a gestão do comportamento e a gestão de mudança dentro da empresa. Normalmente estamos falando de serviços com foco em orientar ou desenvolver profissionais, que a partir deste conhecimento, poderão ampliar e/ou aprimorar suas habilidades e repertório de conhecimento. 


Nesse caso, as ações propostas envolvem serviços como Palestras, Workshops, Trilhas de Desenvolvimento e  Mentorias, Soluções que visam estimular o aprendizado, ampliar o conhecimento e facilitar a adoção de novos comportamentos, a partir de ferramentas e conceitos fundamentados pela Neurociência. 


Vale a pena destacar que as habilidades inconscientes com as quais trabalhamos sempre irão exigir um bocado de prática para serem efetivamente desenvolvidas. Por isso, nossos serviços são desenhados para serem vivenciais e práticos, permitindo ao público de fato exercitar tais habilidades! 


Em alguns casos, as ações preventivas podem envolver a análise de dados organizacionais ou o desenvolvimento de pesquisas internas, com o objetivo de identificar fenômenos comportamentais que podem estar interferindo nos resultados de equipes ou da própria empresa, contribuindo para uma melhor tomada de decisão estratégica.


Abordagem #2) Ações Restaurativas 

(Também chamadas pela nossa equipe carinhosamente de Intervenções!)


Nas ações restaurativas, nosso olhar ganha um contorno muito mais pragmático. Este tipo de iniciativa é desenvolvida quando o cliente chega até nossa equipe, não em um momento de planejamento, mas sim com uma demanda crítica ou urgente em mãos, e precisa de apoio junto às suas equipes. Não é raro atendermos clientes que estão enfrentando desafios importantes em suas rotinas, com equipes estressadas/sobrecarregadas, formações de silos e problemas de comunicação, perda de engajamento e por aí vai! 


Nesses casos, o melhor uso da Neurociência não é feito através da transferência do conhecimento, mas sim, através de sua aplicação direta junto a esses grupos. Ao invés de ensiná-los o que fazer a partir de perspectivas conceituais ou exercícios, nossa equipe age diretamente junto a este grupo, modulando ambientes, facilitando conversas difíceis, promovendo reflexões, criando planos de ação, acordos e a adoção de novas perspectivas, ajudando os clientes a encararem e a solucionarem seus problemas, sempre através de um olhar genuíno para aquilo que nos move: as emoções! 


Nestes encontros, a Neurociência se torna uma ferramenta potente em nossas mãos e vemos a solução surgir enquanto agimos!    


Nossas abordagens favorecem a construção de ambientes que sejam saudáveis e produtivos ao mesmo tempo. A essa dinâmica de equilíbrio do ambiente, nós damos o nome de Homeostase Organizacional.


Seja através da formação de profissionais ou arregaçando as mangas junto com sua equipe, nós da Nemesis trabalhamos com Neurociência Organizacional Aplicada, e essa palavrinha a mais faz toda diferença!


Quer mudar a rotina da sua equipe ou potencializar a gestão de mudança dentro da sua empresa? Então entra em contato com a gente por aqui e vem descobrir que a Neurociência Organizacional pode ser muito mais do que imagens de cérebro e blá blá blá


Até breve,

Ana Carolina Souza e Thaís Gameiro



Comments


bottom of page